segunda-feira, 29 de julho de 2013

Em email à imprensa, Alexandre Frota detona Carlos Lombardi, Alexandre Avancini e novelas da Record

Alexandre Frota voltou a alvejar a TV Record. Desta vez, os alvos são o autor
Carlos Lombardi e o diretor Alexandre Avancini, às voltas com “Pecado Mortal”,
e as novelas da emissora. No início do ano, conforme noticiou o RD1 (clique aqui e leia),
o ator detonou o apresentador Britto Jr.
Em email endereçado à imprensa, Frota não usou meias palavras para se referir a
Lombardi e a Avancini. Aliás, as tramas da emissora de Edir Macedo foram duramente
criticadas por Alexandre, que diz que “novela só na Globo”.

Confira o texto:
“Todos do meio sabem que essa novela dirigida pelo insosso Alexandre Avancini, 
que de bom só tem o sobrenome – aliás eu tive o privilégio de trabalhar com o pai 
dele [Walter Avancini], aquele sabia dirigir e numa época sem tecnologia, efeitos 
especiais etc -, não vai decolar, não só por causa dele, não só por estar na Record 
que não sabe fazer novela, tinha tudo para fazer, espaço, estúdios, equipamentos, 
até pouco tempo bons profissionais nas áreas de produção, operações, figurinos, 
cenários, mas foram demitidos para a chegada de amadores da Universal, não 
estúdios, e sim da Igreja mesmo. Tipo sai o cinegrafista Mauricio Veneno, 35 anos 
de Globo e que sabe muito – ele estava na Record -, para a entrada de Zé do Louvor”, 
câmera amador que tem um buffet infantil. É da Igreja e agora faz novela na Record 
(risos).
Mas Boni, o homem mais importante da TV Brasileira, traído na Globo depois de tudo 
que fez , afirmou no programa “Roda Viva”, da Cultura, que a Globo e só a Globo 
sabe fazer novela, e faz tão bem, pelo fato de ter um elenco de primeira, diretores de 
primeira, autores de primeira e profissionais de primeira, por isso é a primeira. 
O recado esta dado entenda quem quiser.
Eu não conheço nenhuma mãe que diga de boca cheia, meu sonho é ver meu filho 
numa novela da Record, ou meu sonho é ver meu filho em Marisol, do SBT, novela 
que eu protagonizei e nem minha mãe assistia, achava chata a novela (risos). Novela 
só na Globo. Imaginem vocês, eu gravei “Marisol”, do início ao fim, 15 cenas por dia, 
16 horas de gravação diárias, papel um dos principais, de segunda a sábado eu gravava, 
ao encontrar um amigo na praia, ele abriu os braços pra mim, sorriu e falou: “Caralho, 
Frota, é você irmão? Tá fazendo o quê? Tá sumidão da TV”, (risos).
Mas voltando a novela da Record, “Pecado Mortal”, título bem original. Eu em 1991/1992
 fiz uma novela de Carlos Lombardi, o autor dessa novela ao qual a nota do jornal 
[Agora São Paulo, que noticiou na coluna "Zapping" deste domingo o fim de tramas 
gravadas no RecNov] se refere como possivelmente sendo a última, não sei se a última, 
mas que vai ajudar a afunda ainda mais a teledramaturgia da Record, vai. Já sabemos 
disso, elenco fraco, direção fraca e previsível e com texto do Lombardi que fez boas 
coisas na TV, mas depois acabou sua criatividade, sabem por quê? Deixou de existir atrás 
dele aquele que sempre foi seu mentor, inspiração, aquele do qual ele, Lombardi, foi 
assistente anos, Silvio de Abreu, aliás os dois nunca trabalharam mais juntos, e vocês 
perceberam que depois que Silvio de Abreu não assumiu o departamento da Globo, 
como um supervisor ou consultor geral de teledramaturgia, Lombardi nunca mais fez 
nada, até não ter seu contrato renovado pela Globo. E aí foi para a Record, e vive 
enchendo o saco de todo mundo no face, contando com está o andamento da novela, 
as leituras de texto, que tal ator está muito bem, mentira, esse ator que ele se refere 
como uma grande surpresa, se ele, Lombardi, estivesse na Globo, primeiro este ator 
não estaria escalado, segundo se tivesse escalado, Lombardi nem estaria olhando para 
ele.
Eu não aguento essa, em 1991 tive a coragem de mandar o Lombardi tomar no cu dele, 
ele pegou e matou meu personagem como vingança (risos), eu saí mas cedo da novela 
["Perigosas Peruas"] e fui curtir Nova York , agora tenho lido esses textos enormes que 
ele posta de estar amando. Sabe que pensando bem eu concordo, poderá sim ser inesquecível 
e lembrada como a última novela da Record, depois disso, se a Record realmente quiser 
fazer algo pela teledramaturgia , vão ter que contratar bons diretores de primeira, elenco 
de primeira, autores de primeira, apostar primeiro em minisséries mais curtas e coesas, 
com qualidade… “Rei Davi”, “Sansão e Dalila”, “A História de Ester” e “José do Egito”  
podem ter uma fotografia linda, cenários maravilhosos, arte boa, mas os nossos atores 
parecem estar no Teatro Tablado de Maria Clara Machado, e digo mais, ninguém aguenta 
mais Renata Domingues e Bianca Rinaldi de protagonistas, quando não é uma, é outra, puta 
que pariu.
Bom, antes quem tomava conta da teledramaturgia da Record, acreditem, era um cara 
chamado Hiran Silveira, contador de banco, da área administrativa do campo financeiro, 
sua experiencia em teledramaturgia é com Pica-Pau, pergunto eu a vocês? Poderia dar 
certo assim?
Abraços, Alexandre Frota, colocando a boca no trombone. Venham me calar.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário